Toda a verdade sobre a acne

acne; skincare

As doenças dermatológicas e que estão ligadas à estética são, por norma, desconsideradas. Os próprios doentes não as consideram doenças, nem as pessoas à volta, nem alguns profissionais da área. Mas a verdade é que as doenças de pele são doenças à mesma, podem e devem ser curadas, e ninguém tem que sofrer quer física quer psicologicamente com isso.

acne; skincare

Vou ser honesta com vocês, nunca sofri muito com a acne, tive aquela acne hormonal na fase da adolescência e de vez em quando aparece uma borbulha, nada de mais. Mas há uns tempos recebi no mail uma proposta para entrevistar uma médica e abordar o tema do acne, acabar com alguns tabus, revelar as verdades e acima de tudo as soluções. A proposta foi irrecusável, eu adoro aprender mais todos os dias, mesmo que não sofra de acne, enfiei o nariz nos livros, estive à conversa com profissionais e reuni toda a informação que precisava para vos trazer este artigo – que já me tinha sido pedido por algumas leitoras, várias vezes.

A acne é uma doença que afecta as glândulas sebáceas. A doença manifesta-se em pontos negros e pontos brancos, que quando inflamam surgem como borbulhas. Afecta principalmente o rosto e o troco por serem áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas. Na maioria das vezes os sintomas são de pequena e média intensidade. Surge principalmente durante a puberdade mas, como devem saber, não é apenas o tempo nem a idade que curam uma doença, esta pode persistir na idade adulta e até pode agravar-se só nesta fase.
A verdadeira causa da acne é desconhecida, no entanto conhecem-se alguns dos factores que podem estar na sua origem, como as alterações hormonais, especialmente na adolescência ou durante a gravidez, o factor hereditário, maquilhagem com óleos nas fórmulas ou iniciar ou parar pílulas anticoncepcionais.
Em certos casos, especialmente nos que persistem em idade adulta, é fundamental procurar um tratamento individualizado, para controlar a expressão da doença e para prevenir o seu desenvolvimento e cicatrizes permanentes, é também importante para o favorecimento da auto-confiança e da afirmação psicossocial, afinal de contas ninguém quer ter “borbulhas de adolescente” depois dos 20. 

acne; skincareacne; skincare

Mas vamos falar de soluções, há cremes e tónicos e séruns e uma incrivelmente larga gama de produtos para a prevenção e cuidado da pele acneica ou com tendência acneica. Mas há outras soluções, especialmente eficazes em casos em que a doença apresenta um quadro mais grave ou mais persistente.
Não importa se compras o produto mais caro, importa sim que te comprometas com a tua rotina de pele. Procura produtos com ácido salicílico e peróxido benzoílo, são eles que, nas doses certas presentes na grande maioria de produtos para pele com problemas de acne, melhoram o aspecto da tua pele, reduzem a oleosidade e a propagação bacteriana, prevenindo o agravamento da doença.
Mas nem sempre utilizar os produtos certos é o suficiente, há outras dicas que deves saber para cuidar melhor da tua pele acneica:

//Lavar o rosto de manhã e à noite e sempre de forma suave;
//Lavar o cabelo com frequência, ou evitar ter os cabelos muito próximos do rosto (durante as piores fazes, apanha o teu cabelo um rabo de cavalo ou numa trança);
//Evitar mexer na pele, quanto mais mexes pior;
//Escolher maquilhagem adequada a este tipo de pele como por exemplo, bases aquosas e não oleosas;
//Dormir bem, parece mito mas não é;
//Reduzir no açucar, ele é muitas vezes responsável pela excessiva produção de óleo na pele;
//Limpar frequentemente os pincéis de maquilhagem ou qualquer outro acessório do género, com o tempo eles ganham bactérias, se tens problema de pele lava-os de 15 em 15 dias no máximo;
//Desinfecta o teu telemóvel regularmente;
//Apanha sol, não te escondas em casa só porque tens borbulhas, isso faz-te mal e faz mal à tua pele, uma pele saudável precisa de vitamina D (ou seja, precisa de sol), sê confiante e vive a vida.

acne; skincare

E para além destes cuidados, dicas e soluções, ainda há mais? Há, claro. O ideal é procurares um médico especialista (dermatologista e/ou ginecologista), pois o controlo hormonal pode ser fundamental para curar a acne.
A conversa que tive com a Dr. Fátima Palma foi essencial para eu conseguir desenvolver este artigo com a clareza que o tema exige. A Dr. Palma é ginecologista há vários anos e falou-me sobre os benefícios que a pílula combinada tem no tratamento da acne, mas também falámos sobre planeamento familiar, saúde sexual, sobre o avanço da ciência e sobre o avanço de mentalidades. A pílula contracetiva à base de dienogest e etinilestradiol actua eficazmente na redução da acne, e tem-se revelado uma boa solução para as mulheres que se queixam deste problema de pele. Estas pílulas passaram, recentemente, a ser consideradas pela comunidade médica como um método de tratamento da acne, especialmente em casos mais graves. Tanto pode ser usada por mulheres adultas como na fase da puberdade, desde que já se tenha tido a primeira menstruação e o melhor é que pode ser combinada com outros medicamentos ou estar associada a outro tipo de terapêuticas.
Quando tive a oportunidade de conversar com a Dr. Fátima Palma, percebi que as mulheres estão hoje muito mais preocupadas com a sua saúde sexual, procuram aconselhamento médico desde a primeira menstruação e falam mais abertamente sobre o seu corpo. Mas, como a própria Dr. Palma refere, ainda há muito trabalho a fazer, ainda há desigualdade regional ao nível do acesso a cuidados médicos, especialmente no âmbito da saúde sexual, ainda é preciso desfazer alguns mitos, revelar novos métodos, novas soluções, novas abordagens e abrir espaço para uma conversa mais aberta que proporcione mais e melhor informação sexual para os jovens. 

acne; skincare

Ser blogger, para mim, não é só falar sobre o batom ideal para esta época, é também trazer informação útil e fidedigna. É fácil falar sobre maquilhagem, é mais complicado, desafiante e sério falar sobre doenças ou sobre problemas sérios que afectam a vida de milhares de pessoas. A acne é uma doença que leva muitas pessoas a sentirem-se mais inseguras. Eu sei que vos falo muito sobre a pele perfeita, mas ela não existe, não percas a tua segurança e auto-confiança por causa de uma borbulha ou dezenas de borbulhas. Procura soluções e se tiveres dúvidas deixa na caixa de comentários ou envia-me um mail, ajudo no que puder 😉 

Seguir:
Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.