Como trazer arte para dentro de casa?

quadros-arte-posterlounge-rapariga-justlily-lilianamarques-retrato

*Artigo patrocinado.

Se já me seguem há algum tempo, certamente saberão que sou uma apreciadora de arte, independentemente do género, da época ou do formato. A arte faz parte da minha vida e agora pode fazer parte da vossa com a ajuda da Posterlouge.

Porquê a Posterlounge?

A Posterlounge é uma empresa que disponibiliza um vasto catálogo de obras de arte, dos clássicos intemporais que encontramos em museus, às fotografias e serigrafias mais contemporâneas. As obras estão disponíveis em vários tamanhos, materiais e molduras, podes optar por comprar apenas a impressão do teu poster favorito ou podes encomendar uma impressão em tela já com uma moldura à tua escolha. O melhor da Posterlounge é ter autorização para fazer cópias de obras de arte famosas, como Van Gogh ou Monet. Para além disso, estamos a falar de um site com preços muito acessíveis, impressões de alta qualidade feitas pela Canon, com excelente serviço de entrega e 100 dias para trocas ou devoluções.

Porquê escolher obras de arte famosas?

É certo que uma cópia autorizada de uma obra de arte nunca terá o mesmo valor que o original, mas para os apreciadores de arte ou apenas para os entusiastas, poder ter uma cópia fiel na própria casa é motivo de orgulho. Além do mais, os clássicos nunca saem de moda nem nunca destoam. Podem fazer toda a diferença num ambiente e tornam-se uma fonte de inspiração, especialmente agora que estamos (quase) todos em teletrabalho.

monet-jardins-jardinsdemonet-posterlounge-quadro-arte

Como escolher um quadro?

Não é uma pergunta nada fácil, mas é uma pergunta que oiço com frequência: “Lily, o que achas que devo colocar nesta parede?”. A resposta está dependente do estilo da pessoa e da decoração do espaço, mas não menos dependente do objectivo. E perguntam vocês: qual objectivo? A decoração, tal como a moda, tem uma característica funcional bem como uma caraterística emocional, o que vestimos ou como decoramos a nossa casa, passa uma mensagem aos outros. Daí que seja importante ter em mente qual a mensagem que queremos passar com determinada escolha de um quadro. Se for uma casa de uma pessoa divertida, atrevida e arrojada, uma escolha interessante seria um conjunto de quadros com alguma ironia, o contraste de estilos e cores, ou um só quadro de dimensões pomposas com uma mensagem “bold”, por outro lado, se se tratar de um espaço de uma pessoa mais conservadora, tradicional e intimista, talvez um conjunto de três fotografias a preto e branco seja a aposta certa, ou um quadro clássico em tons sóbrios.

Porquê vestir as paredes?

É certo que há muitos amantes do minimalismo que diriam que uma peça de arte é algo supérfluo, mas eu acredito no contrário. Nós precisamos de arte, precisamos de música, de cinema, de dança, de fotografia, porque a arte dá conforto às nossas angústias, acalma-nos o espírito quando estamos ansiosos, a arte provoca-nos para sairmos da nossa zona de conforto e alongarmos os nossos horizontes, é arte que dá sentido a tudo aquilo que não sabemos explicar, torna-se uma extensão emocional. Por isso é que digo: uma casa sem arte, é uma casa sem vida. Um quadro não só fará as maravilhas da decoração de qualquer espaço, como conforta-nos.

Há por aqui alguém que jogava (ou ainda joga) SIMS? Lembram-se de que aquilo que escolhíamos para decorar a casa tinha um impacto no humor dos nossos Sims, e que eles detestavam ter de viver num espaço aborrecido e sem arte? Pois bem, é exatamente a mesma coisa connosco. Um quadro eleva-nos o estado de espírito.

retrato-artistico-arte-quadros-pinturas-posterlounge-justlily

O que é que eu escolhi?

Eu sou completamente obcecada por algumas correntes da pintura, como o impressionismo, pós-impressionismo e surrealismo. Estudei história e história de arte e, sempre considerei fundamental estudar a sociedade e até a nossa história, à luz das representações que foram sido feitas através da arte. Lembro-me de ter feito um longo de trabalho de curso em que fazia uma visita guiada num museu para contar a história do séc. XX através da arte e do design. Por isso, quando escolho peças de arte para os meus espaços, procuro sempre obras das correntes que mais aprecio, autores como Van Gogh, Monet, Gaugin, Picasso, Dali, mas gosto de escolher emocionalmente, quer porque tenho uma memória associada a determinada obra, quer porque a obra me traz algo emocionalmente especial. Para muitos de vocês, escolher arte assim não faz sentido, e tudo ok com isso, se são mais pragmáticos e andam há séculos há procura de um quadro com o amarelo certo para combinar com o vosso cortinado, isso é mais do que válido.

Onde ir buscar inspiração?

O próprio site da Posterlounge tem imensas sugestões que te servirão de inspiração. Também podes pesquisar por ambientes no Pinterest e veres exemplos de decoração que vão ao encontro do teu estilo e gosto pessoal, também no Instagram, nomeadamente no perfil da Posterlounge encontrarás diversos exemplos, sugestões e fotografias de centenas de casas decoradas com as peças disponíveis na Posterlounge.

retrato-artistico-pintora-pintura-arte-quadros-posterlounge-justlily

Queres saber mais sobre arte?

Ouve este episódio do meu podcast em que estou à conversa com o artista e pintor português, Carlos Quitério, um dos artistas que faz parte do vasto catálogo da Posterlounge.

Seguir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


À Procura de Algo?